sábado, 20 de fevereiro de 2016

Arroz de frango e cogumelos com caril

Com o início da Dieta dos 31 dias, fui tendo conhecimento de vários produtos dietéticos. Um deles foi a planta de Konjac, a qual se pode encontrar em formato de massa, arroz ou farinha.

Hoje a receita, ou parte dela, foi feita com Slim Rice

Para que tenham uma ideia do que é, fica a informação, proveniente do site Sovex, fabricante do referido produto.

Slim Rice"Feita com uma fibra vegetal chamada Moyu (Konjac), que se expande no estômago dando uma sensação de saciedade, contém apenas 7 calorias por cada 100 g, ajuda a perder peso e é também adequada a regimes de celíacos, vegans, vegetarianos, diabéticos e kosher. Permite saborear todo o tipo de pratos com arroz, com menos calorias do que as existentes no arroz tradicional.
INFORMAÇÃO – INGREDIENTES:Água, farinha de konjac biológica e fibra de aveia biológica (4,4%) (juroat™), agente de endurecimento: hidróxido de cálcio. Contém aveia."



Mais uma vez, optei por fazer dois prato devido ao maridão - um com o Slim Rice e outro com arroz Basmati.

Ingredientes

300g de peitos de frango partidos em bocados e previamente temperados com limão, alho e sal
100g de cogumelos
1 embalagem de Slim Rice
150g de arroz basmati
1 cebola grande
55g de azeite
2 colheres de sopa de caril
25g de sultanas
Àgua q.b.
Sal q.b.

Receita

Preparar o arroz Slim Rice consoante indicação da embalagem. Reservar.
Colocar cerca de 700g de água no copo, temperar com sal e um fio de azeite. Encaixar o cesto com o frango partido aos bocados e os cogumelos. Programar 15 minutos/ temperatura 100º/ velocidade 3. Retirar e reservar o caldo. Colocar novamente o preparado no copo e programar 5 segundos/ colher inversa/ velocidade 4. Retirar e reservar.
Colocar o caldo no copo, pesar e adicionar água até perfazer 900g. Temperar com sal e caril. Colocar o cesto com o arroz e programar 15 minutos/ temperatura 100º/ velocidade 3.  Retirar e colocar num pirex. Cozinhar o Slim Rice da mesma forma mas programando 5 minutos/ temperatura 100º/ velocidade 3 Retirar e reservar em outro pirex.
No copo vazio, colocar a cebola e 50g de azeite e programar 5 segundos/ velocidade 5. Refogue 5 minutos/ temperatura 120º/ velocidade 1. Acrescente o frango e os cogumelos e programe 3 minutos/ temperatura 100º/ colher inversa/ velocidade colher.
Adicionar as sultanas ao preparado do copo e misture (neste passo adicionei as sultanas apenas ao pirex que tinha o Slim Rice). Adicionar ao arroz dos pirex e envolver com a ajuda da espátula. Decorar a gosto.



Em termos de sabor ficaram exactamente iguais. Aliás dei a provar ao marido e ele nem sentiu diferença =) Contudo a consistência do Slim Rice é mais tipo massinha - mais dura que o arroz tradicional. Ou talvez precisasse de mais tempo a cozer?! Numa próxima vez deixo mais tempo a cozinhar e tiro a dúvida.
Espero que apreciem!
Bom Apetite!!!