terça-feira, 15 de março de 2016

Bolo de courgete e coco

Como tinha dito num post anterior, uma vez feita a farinha de soja, tinha de experimentar. Tendo algumas courgetes em casa, decidi fazer está receita...
Afinal a courgete não serve apenas para sopas ou acompanhamentos...
Também dá para fazer doces =)

Fica uma breve informação acerca da courgete...

“Vulgarmente conhecida e classificada como hortícola, em termos botânicos a courgete é considerada um fruto pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma família da melancia, melão, abóbora e pepino. Hoje em dia pode ser adquirida em qualquer altura do ano, contudo é entre os meses de maio e de julho que a courgete pode ser encontrada com maior facilidade.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

Courgete Crua
Energia (kcal)
17
Proteínas (g)
1.6
Gordura (g)
0.3
Hidratos de carbono totais (g)
2
Fibra (g)
1
Vit. C (mg)
17
Folatos (mg)
41
Potássio (mg)
248
Sódio (mg)
3
Cálcio (mg)
22
Magnésio (mg)
20

mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99

VANTAGENS E DESVANTAGENS:

Até à data, a courgete não foi muito estudada no que respeita aos seus benefícios, contudo e apesar destas limitações na pesquisa, existem benefícios para a saúde bem documentados. 
Um dos benefícios da courgete que está muito bem documentado é a sua capacidade antioxidante. Por ser uma óptima fonte de magnésio e vitamina C, tal como de vitamina A ecarotenoides, a courgete fornece-nos uma boa combinação de nutrientes que possuem capacidades antioxidantes. Tal como na cenoura, esses antioxidantes ajudam especialmente na protecção dos olhos, protegendo-nos contra a degeneração macular relacionada com a idade e as cataratas.
Para além dos nutrientes que possuem capacidade antioxidante, a courgete apresenta uma vasta lista de nutrientes responsáveis pela regulação do açúcar no sangue, tal como vitaminas do complexo B, (folatos e as vitaminas B6, B1, B2 e B3), magnésio, zinco e os ácidos gordos ómega-3. Também nos protegem contra o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.
As sementes e os óleos extraídos das sementes da courgete também apresentam benefícios para a nossa saúde, pois apresentam propriedades antimicrobianas.

COMO COMPRAR E CONSERVAR:


No momento da compra deve escolher aquelas que tiverem um maior peso e cuja casca não seja muito dura, pois poderá significar que a courgete está muito madura ou que tem sementes muito duras.
Deverá também ter em atenção o tamanho das courgetes, optando por aquelas que apresentam uma dimensão média, uma vez que as que são excessivamente grandes e as que têm tamanho reduzido podem ser fibrosas e menos saborosas.
Se pretender armazenar durante um período de aproximadamente sete dias, procure conservar a courgete no frigorífico, dentro de um saco de plástico. Se quiser alargar ainda mais a sua conservação, o congelamento parece ser uma boa opção, contudo deve ser feito apenas após cortar a courgete em rodelas e a cozinhar durante cerca de três minutos. Já foi provado que o processo de congelamento da courgete permite a retenção da actividade antioxidante deste vegetal."

In https://saboreiaavida.nestle.pt/alimentacao/alimentos/140/courgette/



Ingredientes

4 ovos
500g de courgete
200g de farinha de trigo integral
200g de farinha de soja (podem substituir por farinha de trigo para bolos)
100g de coco ralado
100g de açúcar amarelo
1 iogurte de coco
1 colher de chá de bicarbonaro de sódio
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de canela

Receita

Lavar bem a courgete, partir em pedaços e colocar no copo da Bimby programando 5 segundos/ velocidade 5. Retirar e reservar.
Colocar no copo os ovos, o açúcar e programar 1 minuto/ velocidade 4. Adicionar o iogurte e programar 30 segundos/ velocidade 4. Acrescentar as farinhas, o coco, o bicarbonato, o fermento e a canela e programar 2-3 minutos/ velocidade 4. Levar ao forno pré-aquecido a 180º numa forma previamente untada com azeite e polvilhada com farinha, durante 40 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar o bolo do forno para ver se está cozido.

Para os mais gulosos, recomendo que coloquem mais açúcar =)




Receita adaptada do blogue http://sweet-gula.blogspot.pt/2013/04/bolo-de-courgette-e-coco.html

Bom Apetite!!!

Gostou da receita? Então partilhe com os seus amigos... e para estar sempre a par do que vai sendo publicado, clique em Seguir! Obrigada e bons cozinhados