domingo, 3 de abril de 2016

Quinoa com bacon e ervilhas

Continuando na onda da comida saudável... Para acompanhar umas costeletas grelhadas, foi confeccionada quinoa com bacon e ervilhas =)

Hoje em dia a quinoa é muito utilizada, sobretudo para quem está em dieta como forma de substituição do arroz.

Segue alguma informação referente À quinoa...

"Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar correctamente.

Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma óptima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.


Quinua pode ser consumida acompanhando a salada. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten."
Informação retirada do site http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16235-quinoa-a-proteina-em-grao

A primeira vez que confeccionei quinoa, não correu muito bem... talvez por não ter seguido as instruções de preparo... Contudo, não podemos desistir e por isso voltei a experimentar... depois de alguma pesquisa, lá percebi como fazer =) Basicamente é igual à confecção do arroz...

Muito rápido de fazer, e muito saboroso. Eu fiz como acompanhamento, mas poderia ter junto cogumelos, por exemplo, e assim já ficaria um prato mais composto!





Ingredientes (para 2 pessoa que não comam muito)

100g de quinoa
50g de ervilhas congeladas
50g de bacon em tiras
10g de azeite
5g de alho em pó
200g de água

Receita

Preparar a quinoa segundo informação da embalagem.
Colocar o azeite, o alho e o bacon e refogar 5 minutos/ temperatura 100º/ velocidade 1.
Acrescentar a água e a quinoa e programar 20 minutos/ temperatura 100º/ colher inversa/ velocidade 1. Nos últimos 10 minutos, acrescentar as ervilhas pelo bocal.
A quinoa fica pronta quando tiver este aspecto...


Imagem retirar do site http://www.bolsademulher.com/corpo/quinoa-receitas-para-incluir-o-grao-no-dia-a-dia

Bom Apetite!!!

Gostou da receita? Então partilhe com os seus amigos... e para estar sempre a par do que vai sendo publicado, clique em Seguir! Obrigada e bons cozinhados