quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cozinhando a vapor - Bacalhau à Brás Low Carb e sopa de legumes

Olá, olá...

Hoje a receita é novamente reaproveitando o vapor... Bacalhau a Brás mas com courgete e cenoura em substituição da batata-palha... Ficou muito bom... até o maridão comeu =)

Já tinha feito uma receita semelhante, mas fritei as courgetes na Actifry. Contudo acho que esta receita é melhor... Acaba por demorar menos tempo e ficar mais saudável.

Espero que gostem...



Ingredientes

1000g de mistura de legumes
850g de água
400g de bacalhau demolhado e desfiado
400g de courgete e cenoura 
4 ovos
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.
Alho q.b.


Receita

Colocar no copo da Bimby a mistura de legumes e a água. Temperar com sal.




Cortar para dentro da varoma as courgete e as cenouras em tiras longitudinais. Os 400g são de courgetes e cenouras misturadas.




 No tabuleiro colocar o bacalhau.





Adaptar a varoma e o tabuleiro ao copo da Bimby e programar 30 minutos/ temperatura varoma/ velocidade 1. 



Retirar a varoma, acrescentar um fio de azeite à sopa e tritura 1 minuto/ velocidade 5-6-7. Retirar e reservar.
Numa sertã colocar um fio de azeite e alho a gosto. Quando o alho já estiver douradinho, acrescentar o bacalhau e deixar refogar uns 5 minutos. Acrescentar as courgetes e as cenouras e deixar refogar, envolvendo com o bacalhau e o alho. Importante ir retirando a água que a courgete vai libertando de forma a que o preparado não fique muito húmido (foi o que não fiz). 




No entretanto, bater os 4 ovos na Bimby, 15 segundos/ velocidade 5. 
Verter sobre o preparado da sertã e envolver. Temperar com sal e pimenta a gosto. Ir mexendo de forma a que os ovos fiquem tipo ovos mexidos. Quando acharem que o preparado já está bem envolvido com os ovos, retirar.
Sirva com a sopa.

Como podem ver na foto acima, o preparado liberta bastante água devido à courgete. Por isso é importante que se vá retirando á medida que se cozinha. Eu como não fiz isso, o preparado não ficou tão sequinho como era de se esperar. Contudo, ficou bom na mesma =)


Bom Apetite!!!

Gostou da receita? Então partilhe com os seus amigos... e para estar sempre a par do que vai sendo publicado, clique em Seguir! Obrigada e bons cozinhados!